Pode até parecer estranho o que você vai ler aqui, mas, por incrível que pareça, todos nós somos regidos e orientados por reações químicas e hormonais. Das mais simples às mais complexas sensações e emoções do nosso cotidiano, eles são os responsáveis por nossas atitudes, sentimentos e intenções e, inclusive, a percepção do mundo e da vida também é orientada por eles, na forma como encaramos e enfrentamos os inúmeros desafios que nos cercam. O mais impressionante nessa interação dos hormônios com nossa forma de ser, é a influência que hábitos saudáveis, como a alimentação balanceada, atividades físicas regulares e boas atitudes mentais contribuem para a sua potencialização e eficiência por todo o organismo. Confira alguns exemplos de hormônios que são influenciados diretamente pelo estilo de vida saudável.
- TESTOSTERONA: é produzido naturalmente pelo nosso organismo e é o principal hormônio ligado ao ganho de massa muscular e a diminuição da gordura corporal, tanto em homens como em mulheres. Em homens, ele é produzido pelos testículos e influencia o comportamento sexual. Nas mulheres, em menor quantidade, é produzido nos ovários e nas glândulas supra renais, tendo entre suas funções auxiliar o processo de reprodução.
- INSULINA: A insulina é um hormônio produzido no pâncreas que é responsável por transportar a glicose que está no sangue para o interior das células, para que seja usada como fonte de energia nos diversos processos de funcionamento do corpo.
- ENDORFINA: é um neuro-hormônio produzido e liberado no cérebro que provoca a sensação de bem-estar e tranquilidade.
- SEROTONINA E DOPAMINA: são neurotransmissores produzidos e liberados no cérebro que atuam na redução do estresse e ansiedade.
- CORTISOL é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais e sua principal função é ajudar o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações, contribuir para o funcionamento do sistema imune e manter os níveis de açúcar no sangue constantes, assim como a pressão arterial. Porém, quando produzido em excesso pelo organismo, como em situações de ESTRESSE FÍSICO E MENTAL, RAIVA, MEDO OU ANSIEDADE, ocasionam a diminuição da produção da TESTOSTERONA, ineficiência da ação da INSULINA e a degradação das células neurais, inibindo a liberação de ENDORFINA, SEROTONINA E DOPAMINA.
Estudos recentes indicam que a prática regular de atividades físicas moderadas:
- Podem ser tão efetivas quanto antidepressivos no tratamento da DEPRESSÃO.
- Atuam como rejuvenescedores e prolongadores da vida dos cromossomos, através da preservação dos TELÔMEROS.
- Previnem e tratam do Alzheimer, através da liberação da IRISINA, substância liberado pelos músculos, em atividades de força, que facilita a comunicação dos neurônios.
A felicidade tem uma fórmula e já está disponível na MPRO para você! Seja feliz!