NOVIDADES MPRO
NOVIDADES MPRO
Em uma caverna profunda se encontravam homens acorrentados de forma que não pudessem mexer seus pescoços, ficando sempre olhando para a frente e para a parede que existia no fundo. Nesta parede apenas sombras eram refletidas, provenientes de um pequeno reflexo da luz do sol.
Dessa forma, os homens, não sendo capazes de virar o pescoço para ver outras coisas, se acostumaram com aqueles vultos e passaram a acreditar que aquilo era tudo que poderia existir. Um dia uma pessoa conseguiu se libertar e sair da caverna. Chegando lá fora, viu o sol e todas as maravilhas do mundo "real" e, por compaixão aos seus irmãos que continuavam presos, decidiu voltar para lhes contar a sua descoberta. No entanto, ninguém acreditou nele.
O filme MATRIX de 1999 ilustra muito bem o clássico "Mito da Caverna" de Platão. Nele, as inquietações e dúvidas sobre a realidade que nos rodeia, a sensação de que há algo errado e que existe algo além, mas que não conseguimos explicar desencadeiam, no protagonista, a busca pelo conhecimento da verdade sobre a MATRIX, descrito como um mundo dominado por máquinas onde os seres humanos são encarcerados num mundo virtual, que tem a aparência da realidade dos anos 90. Com conteúdo filosófico, o filme nos faz refletir sobre inúmeras questões, como: Quem sou? O que é a realidade? Até onde posso chegar?
Num dado momento do filme, foi dado ao protagonista duas escolhas:
1) se ele tomasse uma pílula azul viveria normalmente como sempre viveu: frivolidade, superficialidade e ilusão.
2) se optasse pela pílula vermelha, teria a oportunidade de conhecer a verdade que estaria por detrás do mundo que julgava ser real, mas que não passava de um mundo de aparências e ilusões. Poderia tornar-se consciente de si e construir a sua própria impressão do mundo.
O mundo "real" que vivemos é constantemente subvertido e transformado em fantasias. Somos levados e influenciados a acreditar que elas correspondem ao verdadeiro sentido, interpretação e modelo de vida. São forças poderosas de manipulação em massa, como a mídia, politicas, especulações, interesses e tendências que escravizam e iludem a humanidade, utilizando-a como um mero combustível para o seu perverso funcionamento.
Qual das duas pílulas você escolheria?